Gabú, Guiné-Bissau - O advogado e empresário Vicente Fernandes foi eleito domingo, presidente do Partido da Convergência Democrática (PCD) da Guiné-Bissau durante a terceira convenção nacional da organização,disse à agência Lusa fonte partidária.
No encontro realizado na cidade de Gabú (leste do país), Vicente Fernandes prometeu desenvolver um programa de Governo que refunde o Estado guineense,que promova a justiça social, a juventude e os quadros profissionais.O novo líder defendeu uma "terceira via" no cenário político, dominado pelo Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e o Partido da Renovação Social (PRS).
Vicente Fernandes admitiu ainda juntar-se a uma "ampla coligação" de partidos que comunguem dos mesmos ideais que o PCD.
A convenção nacional que decorreu durante o fim-de-semana em Gabú reuniu cerca de 350 delegados do partido também conhecido por "baguera" (abelha, em crioulo), formado por jovens quadros guineenses depois da abertura do país ao multipartidarismo, nos anos 90.
O presidente eleito, empresário do sector da água mineral, era o único candidato à sucessão de Vítor Mandinha, antigo ministro das Finanças, líder do PCD desde a fundação, em 1991.
O Partido da Convergência Democrática nunca ganhou eleições na Guiné-Bissau, nas quais sempre participou.
Vítor Mandinga é o único deputado do PCD na Assembleia Nacional Popular, embora representando a coligação formada com a Frente Democrática (FD), liderada pelo seu irmão, Jorge Mandinga.
Sem comentários:
Enviar um comentário