segunda-feira, 30 de março de 2015

Sistema de distribuição de água potável em Catió inaugurado esta sexta-feira

Bissau - O Governo guineense, em parceira com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a União Europeia (UE) inauguraram esta sexta-feira, 20 de Março, o sistema de distribuição de água potável em Catió, região de Tombali, sul do país.
O sistema fornece água potável através de energia solar a mais de cinco mil pessoas naquela região e a sua implementação esteve a cargo do UNICEF.

Segundo um comunicado de imprensa da organização da ONU, que a PNN consultou, o acto antecede as comemorações anuais do dia Mundial da Água, que se assinala a 22 de Março com o lema «Água e Desenvolvimento Sustentável».

O projecto conjunto contempla ainda uma componente de promoção de práticas correctas de saneamento e higiene para as regiões de Quinara e Tombali.

O comunicado refere ainda que, nos próximos três anos, prevê-se assegurar água potável e saneamento básico a mais de 37 mil pessoas, 7400 das quais são crianças que terão acesso a infra-estruturas adequadas de água e saneamento nas escolas, e um total de 60 mil pessoas nas duas regiões beneficiarão de programas de promoção de higiene.

O Sistema fotovoltaico de abastecimento de água para a cidade de Catió é gerido pela comunidade através da Associação de Consumidores da Água de Catió (ACAC).

O sistema fotovoltaico é financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento, no âmbito do programa Water Facility, que contribui com 60 milhões de F.Cfa (91.469,4 euros), e o UNICEF com 20 milhões de F.Cfa (30.489,8 euros).

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOVO CODIGO DE ESTRADA ENTRA EM VIGOR

A Guiné-Bissau tem desde sexta-feira novo Código de Estrada que substitui outro que vigorava há 60 anos, portanto desde a época colonial. ...