segunda-feira, 30 de março de 2015

Sistema de distribuição de água potável em Catió inaugurado esta sexta-feira

Bissau - O Governo guineense, em parceira com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a União Europeia (UE) inauguraram esta sexta-feira, 20 de Março, o sistema de distribuição de água potável em Catió, região de Tombali, sul do país.
O sistema fornece água potável através de energia solar a mais de cinco mil pessoas naquela região e a sua implementação esteve a cargo do UNICEF.

Segundo um comunicado de imprensa da organização da ONU, que a PNN consultou, o acto antecede as comemorações anuais do dia Mundial da Água, que se assinala a 22 de Março com o lema «Água e Desenvolvimento Sustentável».

O projecto conjunto contempla ainda uma componente de promoção de práticas correctas de saneamento e higiene para as regiões de Quinara e Tombali.

O comunicado refere ainda que, nos próximos três anos, prevê-se assegurar água potável e saneamento básico a mais de 37 mil pessoas, 7400 das quais são crianças que terão acesso a infra-estruturas adequadas de água e saneamento nas escolas, e um total de 60 mil pessoas nas duas regiões beneficiarão de programas de promoção de higiene.

O Sistema fotovoltaico de abastecimento de água para a cidade de Catió é gerido pela comunidade através da Associação de Consumidores da Água de Catió (ACAC).

O sistema fotovoltaico é financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento, no âmbito do programa Water Facility, que contribui com 60 milhões de F.Cfa (91.469,4 euros), e o UNICEF com 20 milhões de F.Cfa (30.489,8 euros).

Guiné-Bissau: Três agentes das Forças da Ordem Pública foram detidos

Resultado de imagem para policias da guine-bissau
Bissau – Três agentes da Força da Ordem Pública encontram-se detidos junto das instalações da 2.ª Esquadra da Polícia de Ordem Pública, em Bissau, desde 25 de Março.
O motivo da detenção prende-se com o seu envolvimento em cortes e roubo de cabos de luz eléctrica no Estádio Nacional 24 de Setembro, a 24 de Março, deixando o lugar sem qualquer tipo de iluminação, afectando igualmente a placa electrónica deste maior centro desportivo da Guiné-Bissau.

Em declarações à PNN, o ministro da Administração Interna advertiu que não vai haver qualquer tipo de protecção aos agentes da força da ordem que estejam envolvidos em actos de natureza criminal.

O responsável máximo da Administração Interna informou que o caso já se encontra nas mãos das estruturas competentes do Ministério, tendo adiantado que os suspeitos desta prática estão detidos e vão ser levados à justiça.

«O assunto já se encontra nas mãos das autoridades do Ministério, onde podemos confirmar que se trata de um agente da Polícia e de outra pessoa da Guarda Nacional, que vão ser trazidos à justiça, mas pode ter como certo que não vai haver nenhuma protecção para qualquer agente que esteja envolvido em actos de natureza criminal», garantiu.

Sobre a audiência, Octávio Alves disse que é fundamental que haja colaboração entre o Ministério da Administração Interna e o Ministério Público no aspecto de investigação criminal.

«Para que a investigação criminal, que é coordenada pelo Ministério Público, seja efectivada da melhor forma e que haja a coordenação entre os responsáveis máximos das duas instituições, onde os agentes devem estar permanentemente à disposição da justiça para que esta possa exercer as suas actividades de justiça de uma forma eficiente», referiu.

Para Hermenegildo Pereira, Procurador-geral da República, trata-se de um encontro de concertação entre a sua instituição e o Ministério da
Administração Interna, tendo em conta que se trata de um campo de trabalho que envolve todas as partes.

«Hoje em dia as investigações também se fazem por parte das forças da ordem, podendo neste sentido dar apoio ao Ministério Público», explicou.

A terminar, o responsável máximo do Ministério Público guineense garantiu que serão efectuados mais contactos e relacionamentos entre a sua instituição e o Ministério da Administração Interna.
José Mário Vaz, Presidente da Guiné-Bissau durante a Mesa Redonda com os doadores em BruxelasLisboa (Lusa, 27 de março de 2015) – O Presidente José Mário Vaz disse na ultima sexta feira em Lisboa que a conferência internacional sobre a Guiné-Bissau foi um “grande sucesso” e que os compromissos assumidos pelo país devem ser respeitados.
“Eu posso afirmar que foi, de fato, um grande sucesso a mesa redonda de Bruxelas, disse, acrescentando ser “uma grande responsabilidade para nós dirigentes hoje na Guiné-Bissau”.
“O que nós pedimos à comunidade internacional, a comunidade internacional foi além do limite. Significa uma grande responsabilidade para o nosso país”, destacou avançando julgar “que a comunidade internacional fez aquilo que deveria ter feito e, agora, compete a nós cumprirmos com a nossa parte, respeitarmos todos os compromissos que foram assumidos durante a mesa redonda de Bruxelas”, acrescentou.
José Mário Vaz falava à saída de um encontro com o seu homólogo português, Aníbal Cavaco Silva, no Palácio de Belém, em Lisboa.
A conferência internacional sobre a Guiné-Bissau decorrida a 25 deste mês, na capital da União Europeia, permitiu mobilizar mais de mil milhões de euros de apoios prometidos pela comunidade internacional, com Portugal a comprometer-se com um programa de cooperação de 40 milhões de euros.
A União Europeia comprometeu-se a conceder 160 milhões de euros à Guiné-Bissau, para consolidar a democracia, reforçar o Estado de direito, acelerar a retoma económica e melhorar as condições de vida dos cidadãos.
Ainda, de acordo com o chefe de Estado guineense, a comunidade internacional está a dar, “sem sombra de dúvida”, um voto de confiança à Guiné-Bissau.

sexta-feira, 20 de março de 2015


 
Uma nota emitida pela mesa da Assembleia Geral da Câmara de Comercio, Industria, Agricultura e Serviços da Guiné-Bissau e assinada pelo seu presidente Armando Correia Dias, da conta que por motivo imperativo nacional e de ordem interna, fica alterada a data da reunião magna do sector privado. A reunião convocada para o dia 28 de Março de 2015 foi adiada para o dia 04 de Abril de 2015   pelas 09H00 no Azalay Hotel na cidade de Bissau s.

quinta-feira, 19 de março de 2015

Assembleia Geral da CCIAS marcada para 28 de Março


28 de Março é a data indicada para a Assembleia geral da Camara de Comercio, Industria, Agricultura e Serviços da Guiné-Bissau. O evento terá lugar no Hotel Azalay a partir das 9H00 com a seguinte ordem de trabalhos:

1. Analise e aprovação dos Relatórios de Atividades e Contas da CCIAS, dos anos 2009, 2010, 2011, 2012, 2013 e 2014

2. Deliberar sobre a Marcação da data de realização de Eleições Gerais da CCIAS

I. Participação na Assembleia Geral

De acordo com o disposto nos Estatutos em vigor, poderão participar e votar na reunião da Assembleia Geral os associados individuais ou coletivas aos quais se verifique o seguinte:

Até as 23H59 horas do dia 27 de Março de 2015, tenham regularizado as quotas em atraso.

NOVO CODIGO DE ESTRADA ENTRA EM VIGOR

A Guiné-Bissau tem desde sexta-feira novo Código de Estrada que substitui outro que vigorava há 60 anos, portanto desde a época colonial. ...